Livros: O Hobbit

2 de março de 2011


Título: O Hobbit
Gênero: Obra Épica
Autor: J. R. R. Tolkien
Ano: 2009
Editora: WMF Martins Fontes
ISBN: 9788578271121
Número de páginas: 298
Nota pessoal: 4


Escolhi O Hobbit para o tema do mês de Março no Desafio Literário 2011, que por sinal estou AMANDO participar e super recomendo. O tema do mês são Obras Épicas e nada melhor do que ler obras do J. R. R. Tolkien, depois de O Senhor dos Anéis, que apesar de amar Harry Potter incondicionalmente, tenho que dizer que a trilogia de Tolkien é uma das mais bem escritas e desenvolvidas que já li.



Sinopse:
O Hobbit conta a primeira aventura de Bilbo Bolseiro, e como ele encontrou o Um Anel.
Bilbo estava fumando seu cachimbo na entrada de sua toca, todos os hobbits vivem em tocas, quando foi surpreendido com a vista de um grande amigo de seu avô e de seu pai, ambos já falecidos, Gandalf, depois de um breve bate papo, Bilbo convida Gandalf para tomar um chá em sua toca no dia seguinte, o que ele não esperava era que o convite se estendesse a 13 anões e um convite para uma aventura que iria mudar a sua vida.


Personagem favorito:
Eu amo tanto os personagens deste livro, que me acompanham a mais ou menos uns 10 anos, desde que li a trilogia de O Senhor dos Anéis, que o único personagem novo é o anão Bombur, acho ele uma gracinha, é o mais gordo dos anões, esta sempre com sono e com fome, mas tem um coração enorme e um carinho e gratidão sem tamanho por Bilbo.
E claro que tem Bilbo e Gandalf, amo os dois. Bilbo é sempre positivo nas piores situações e sempre com soluções, mesmo que simples, mas brilhantes para sair das enrascadas. Já Gandalf é o mago que esta sempre cheio de surpresas e aparecendo nas horas mais inesperadas e necessárias para salvar seu amigo.


Citações que me chamaram a atenção:

-E disse mesmo. E não seja tolo! é melhor ir para a cama. Sua inteligência está com sono.
Fonte: página 129 versão Português.
Eu adorei esta frase, muitas vezes me sinto assim, como se minha inteligência estivesse com sono, de tanto tempo acordada. rssss
...Pior ainda, atraía também milhares de mariposas cinza-escuras e negras, algumas quase do tamanho de uma mão, que batiam as asas e zumbiam em volta de seus ouvidos. Não podiam aguentar aquilo, ...
Fonte: página 139 versão Português.
Esta parte me fez tremer só de pensar, sofro de Metofobia (medo de borboletas e mariposas) então já imaginou né. rsss

-Não! - disse Thorin. - Há mais coisas boas em você do que você sabe, filho do gentil Oeste. Alguma coragem e alguma sabedoria, misturadas na medida certa. Se mais de nós dessem mais valor a comida, bebida e música do que a tesouros, o mundo seria mais alegre. Mas, triste ou alegre, agora devo partir. Adeus!
Fonte: página 281 versão Português
Infelizmente vivemos em um mundo exatamente assim as pessoas dão mais valor ao dinheiro do que qualquer outra coisa. Se cada um de nós definíssemos as reais prioridades e deixássemos o sentimento mercenário de lado o mundo seria muito diferente.

-É claro! - disse Gandalf. - E por que não deveriam? Com certeza você não deixou de acreditar nas profecias só porque contribuiu em parte para realizá-las? você não acha, não é mesmo, que todas as suas aventuras e fugas foram conseguidas por mera sorte, apenas para seu próprio benefício? Você é uma ótima pessoa, Sr. Bolseiro, e gosto muito de você; mas, afinal de contas, você é apenas uma pessoazinha neste mundo enorme!
Fonte: página 296 versão Português
Muitas vezes nos iludimos achando que somos mais do que realmente somos, quando na verdade somos meras pessoazinhas neste mundo enorme.

Sobre a estrutura do livro:
O livro é pesado e com as benditas páginas brancas que tanto detesto, e com o sol que anda fazendo em São Paulo as vezes fica difícil de ler. Os capítulos são bem divididos, e com títulos totalmente pertinentes ao contexto do capítulo. A capa deixa claro o maior desafio, que é enfrentar um dragão imenso para conseguir resgatar o tesouro. Gostei muito que no decorrer de alguns capítulos temos uma página dedicada a ilustrar algumas situações, ficando mais fácil para o leitor identificar certos cenários, conforme algumas das imagens abaixos (clique para ampliar).

 

Crítica:
Ler O Hobbit para mim foi um deleite, me senti como se reencontrando um amigo que não via a longos anos. Eu ria sozinha em ler a conversa de Bilbo e Gandalf, não que fosse engraçada e sim de estar feliz por ler.
O livro é maravilhoso e para quem gostou de O Senhor dos Anéis posso afirmar que vai amar O Hobbit.
Super recomendo e prepare o coração para enche-lo de lembranças gostosas e reviver momentos incríveis ao lado deste hobbit tão especial.
E é muito interessante ver que o livro foi originalmente escrito em 1937, como um conto para os filhos de Tolkien, a riqueza de informação, tudo muito bem escrito, bem contado, emociona saber que um livro escrito no início do século passado é um sucesso nos dias de hoje.

25 comentários :

  1. Meu amigo leu e disse que é cheiooo de aventura e tal o livro. Não me chama atenção pq eu li o primeiro senhor dos anéis e quase dormi, rs. Se o livro fosse menorzinho e mais resumido seria melhor. Enfim, ótima resenha e adorei os quotes!

    ResponderExcluir
  2. Ah que pena Lu, eu acho este escritor fantástico, inclusive há vou começar a ler O Silmarillion. Tenta ler O Hobbit, ele não é tão grande e não tem obrigatoriamente uma continuação, acho que vai adorar. Como seu amigo mesmo disse é cheio de aventuras.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Não gosto muito do gênero deste livro, mas adorei as citações que você selecionou.
    =)

    ResponderExcluir
  4. Que gostoso!! Eu adoro o Hobbit, já li, reli, comprei versão quadrinhos, srsrs... simplesmente fantástico. Aliás, confesso que li Senhor dos Anéis achando que encontraria mais aventuras do Hobbit ali, quase desisti, mas sempre continuava por lembrar do Hobbit. (e lá pelas duas Torres ele 'acorda', e fica mais movimentado).

    Vale a pena cada página!!

    Parabéns pela resenha

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Valérie uma pena que não goste, porque para mim foi uma delícia ler este livro.

    Freya tão bom ver um comentário de alguém que também gosta destas histórias.
    Obrigada pelo comentário.

    Beijocas meninas

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho a coleção em casa, mas ainda não li. Mas amei sua resenha e está de parabéns por ser a primeira a postar no desafio, eu ainda n comecei os meus desse mês, mas acho q começo no carnaval, já que vou ficar descansando mesmo rsrsrs...

    Beijos Vivi e otimo carnaval.

    ResponderExcluir
  7. Isis, obrigada.. Então se não pensou ainda no que vai ler para o tema do mês eu super recomendo a coleção inteirinha, eu amo.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nada do Tolkien, mas já assisti ao filme ;)
    Não me deu muita vontade de ler, no momento, quem sabe um dia?
    E nem passava pela minha cabecinha que tinha sido escrito em 1937 kkkk

    Bjus.

    ResponderExcluir
  9. Pois é Anaisa, quando vi também fiquei impressionada, por que o linguajar usado nos livros (não sei se foi adaptado para os dias de hoje), mas é bem atual.
    Deixe no quem sabe um dia, não exclua a possibilidade, pois os livros são fantásticos.
    Beijocas querida

    ResponderExcluir
  10. Eu li esse livro há alguns anos e já esqueci um bocado da história - só lembro que amei a leitura.
    mas quero perguntar uma coisa, Vivi - que edição você leu? a que eu tenho nao é nem um pouco pesada, e as paginas sao amarelas :/

    ResponderExcluir
  11. Ah se amou a história é isso que importa, mas como esqueceu, se tiver uma oportunidade de reler vai valer a pena.
    Então é a 3a edição publicada em 2009. Eu prefiro os de páginas amareladas, adooooro. E agora estou lendo O Silmarillion e é igualzinho, só que mais pesado pq tem quase o dobro de páginas. Ai.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  12. Eu amo esse livro! Estou doida para lê-lo novamente, uma ótima escolha, com certeza!

    Tolkien é, para mim, o melhor autor do século XX!

    ResponderExcluir
  13. Verdade Dani, a capacidade dele de criar um mundo todo é de se parabenizar mesmo.
    Não é atoa que mesmo após sua morte ele faz ainda mais e mais sucesso.
    Não vejo a hora de sair o filme ;-D.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  14. O Hobbit é mesmo um livro muito especial, eu amo demais.
    Adorei que tu fizestes a tua resenha contextualizando a obra, enriqueceu teu texto, parabéns!
    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir
  15. Mi, obrigada pelo comentário, é bom ter feedback positico do que posto aqui.
    Adoro seus comentários, sempre com elogios, ricos e estrelinhas coloridas :-)
    Beijocas

    ResponderExcluir
  16. Bacana quando nos identificamos com o livro. A leitura vira uma diversão, não é mesmo?
    Parabéns pela resenha e por mais um desafio cumprido.
    Abs, Rê

    ResponderExcluir
  17. Verdade Rê, não tem nada mais gostoso do que entrar na história e se divertir com ela.
    Fico feliz que teha gostado, obrigada.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  18. estou tão louca pra ler este livro, também já li a trilogia e compartilho da mesma opinião que a sua, adorei.

    ResponderExcluir
  19. Olha Roberta, se vc tb gostou de trilodia assim que tiver a oportunidade leia que não vai se arrepender.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  20. Não li nada de Tolkien. Tentei, mas a grossura do livro me desanimou. Meu irmão é viciado!!! Claro que vou tentar futuramente, até pq gostei dos filmes e tenho certeza que lendo vou entender muito mais.

    Ótima resenha!!!

    ResponderExcluir
  21. Aline, sou suspeita para falar, eu sou apaixonada pelas obras de Tolkien, acho ele fantástico. Acho que todo mundo tem que ler, se não for O Senhor dos Anéis que seja O Hobbit. Super recomendo.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  22. Vivi, que bom que gostou. Não conheço a obra de Tolkien. Não sei, sempre me dá a impressão de que o universo apresentado seja hermético demais pra mim e eu não consiga acompanhar. Com certeza, deve ser bobagem da minha cabeça. Mas, que há um bloqueio, há!

    Ótima resenha!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  23. Xará, não tem nada hermético fica tranquila, ele tem uma narrativa muito gostosa. Só as músicas que geralmente não tenho muito saco de ler, mas fora isso é muito bom.
    Estou com O Silmarillion agora para o desafio de março. Este já no prefácio deixa claro que é confuso, MEDO. rss

    Beijocas

    ResponderExcluir
  24. Um dos meus livros favoritos de Tolkien, depois de O Silmarillion, que na minha opinião modesta é o melhor.

    Gosto muito desse gênero, embora Tolkien preze extremamente pela descrição as vezes exagerada demais nos detalhes, o que não acontece tanto em O Hobbit, se compararmos com a trilogia SA.

    Uma ótima escolha! Parabéns pela resenha!

    beijos

    Sandra
    http://apenasumavez.wordpress.com

    ResponderExcluir
  25. Nossa bom saber que O Silmarillion é o melhor, estou lendo, no começo ainda, e só pelo prefácio confesso que fiquei com medo, pois passa a impressão de que nào tem fim e que é confuso.

    Eu adoro as obras de Tolkien e me apaixonei pelo O Hobbit.

    Beijocas

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita, esta convidada(o) a retornar sempre que quiser.
Gosto muito de saber o que as pessoas acham de minhas resenhas e críticas então, por favor deixe seu comentário.
E pode ter certeza que seu comentário terá uma resposta minha, portanto fique ligada(o) ;-D.
Beijocas

INSTAGRAM @fls.com.vc

LEITORES

RECEBA POR EMAIL