Livros: Madre Teresa

17 de fevereiro de 2011

Título: Madre Teresa
Gênero: Biografia
Autor: Jaqueline Lemos
Ano: 2006
Editora: Salesiana
ISBN: 8575471619
Número de páginas: 31
Nota pessoal: 3

Escolhi junto com a história de Gandhi esta de Madre Teresa para o Desafio Literário 2011. Eu sinceramente, pensei que fosse me interessar mais pela história de Gandhi (tanto que li primeiro, pelo fato de ser ateísta geralmente não me interesso por assuntos ligados a religião), mas fiquei impressionada e comovida com a história de Madre Teresa.

Sinopse:
Em 1910 nasce Agnes na Albânia e depois de assistir palestras de missionárias aos 12 anos decide que será missionária. Aos 18 anos embarca para a Irlanda para iniciar sua educação como missionária, depois vai para a Índia onde fica em um convento em Caucutá. Depois desconhecer a pobreza de Caucutá decide que tem que ajudar os pobres e vai morar na favela. Ao começar seu trabalho nas favelas começa a receber diversas seguidoras e com isso resolve abrir sua congregação. Seus feitos e sua causa se espalham pelo mundo.

Personagem favorito:
Como trata-se de um livro pequeno, não são exploradas as histórias das pessoas que ajudaram. Além, claro, de Madre Teresa ser uma inspiração, me comoveu a determinação de Shubashini Das, que se tornou irmã Agnes em homenagem a Madre Teresa, sua inspiração.

Citações que me chamaram a atenção:
"Maria Teresa dizia: -Aquelo que fazemos é apenas uma gota no oceano. Mas, se não o fizermos, o oceano fica ainda maior."
Fonte: página 17.
Eu costumo dizer algo parecido sobre ações que prejudicam o meio ambiente. Se todos fizermos um pouquinho, juntos faremos muito.

Sobre a estrutura do livro:
O livro é muito fininho, mas achei que o resumo da história dela foi bem explorado e interessante. A abordagem foi feita de forma que o leitor tenha o interesse em ler mais. Inclusive ao final do livro a autora coloca as obras que pesquisou para escrever, o que dá mais facilidade para quem tem interesse de se aprofundar na história.
Já a capa mostra um rosto meigo com um sorriso de aquecer o coração, exatamente a impressão que tive quando li o livro.

Comentários:
Sinceramente não esperava me interessar tanto pela história de Madre Teresa, mas a preseverança, força de vontade e garra são de inspirar qualquer pessoa. Fiquei muito comovida com sua história, mesmo sendo contada em 31 poucas páginas. Havendo uma oportunidade buscarei um livro mais completo para me deleitar com sua história tão bonita.

10 comentários :

  1. Nossa, deu vontade de conhecer a vida dela tbm ^^
    Eu sou atéia, mas me interesso bastante por religião. Sim, pode soar contraditório, mas é um interesse sociológico. Sem contar de devemos respeitar pessoas boas, independente de suas crença!

    Gostei da resenha.
    Acabei de postar uma tbm.
    Beijoka e inté!
    Mog

    ResponderExcluir
  2. Mog, obrigada pela visita e pelo comentário.
    Menina eu recomendo uma biografia dela. É muito boa mesmo, uma história linda.

    Já já vejo sua resenha e comento. ;-D

    Bjocas

    ResponderExcluir
  3. Deve ser uma história de vida inspirador. Ela é sim um personagem marcante da história mundial. Ótima escolha!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Depois de ler tb achei uma ótima escolha viu. Não esperava que fosse me emocionar tanto com a história.
    Não vejo a hora de ler mais.

    ResponderExcluir
  5. O que mais acho interessante sobre Madre Teresa é que ela fazia o que podia, se doando completamente à sua causa sem fanfarras ou "Ei, Mundo, olha aqui o que tô fazendo". Como faltam pessoas com essa humildade hoje em dia!!!

    Resenha boa!!!

    ResponderExcluir
  6. Verdade Aline, é bem isso mesmo. Faço minhas suas palavras, ela fazia por amor ao que fazia e não para fazer história.
    Obrigada. Bjocas

    ResponderExcluir
  7. É muito bom quando terminamos uma leitura com a sensação prazerosa de dever cumprido e com gostinho de quero mais.
    Madre Teresa é um personalidade da história mundial e deve ser respeitada pelos seus ensinamentos e exemplos de amor e compaixão.
    Parabéns pela escolha.

    Abs, Rê

    ResponderExcluir
  8. Rê, obrigada pela visita e pelo comentário.
    Traduziu muito bem o que senti. Fiquei encantada com a história.
    Bjocas

    ResponderExcluir
  9. Olá Vivi!
    Assim como na biografia do Gandhi também acho que a Madre Teresa também merecia um aprofundamento maior. Me interesso muito pelo estudo das religiões, mas acredito que Madre Teresa está para além de dogmas doutrinários, ela foi exemplo de dignidade e ajuda ao próximo.
    Ótima resenha :)
    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir
  10. Mi, ela é mesmo um exemplo, não tinha idéia de como a vida dela era somente voltada a ajudar as pessoas, foi muito bom inclusive eu ler depois de 3096 dias pq eu vi os opostos.
    Obrigada por sempre comentar no blog. Adoro seus comentários e principalmente suas estrelinhas coloridas.
    Beijocas

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita, esta convidada(o) a retornar sempre que quiser.
Gosto muito de saber o que as pessoas acham de minhas resenhas e críticas então, por favor deixe seu comentário.
E pode ter certeza que seu comentário terá uma resposta minha, portanto fique ligada(o) ;-D.
Beijocas

INSTAGRAM @fls.com.vc

LEITORES

RECEBA POR EMAIL