Livros: The Hunger Games

10 de fevereiro de 2011

Título: The Hunger Games
Autor: Suzanne Collins
Gênero: Ficção Científica
Ano: 2009
Editora: Scholastic
ISBN: 0439023521
Número de páginas: 384
Nota pessoal: 5

The Hunger Games é um misto de emoção. Um livro que me fez refletir muito sobre as coisas simples da vida. É intenso, emocionante, eletrizante. Este livro foi escolhido para o Clube do Livro e para o Desafio Literário, uma ficção científica com toda uma trama fantástica, romance e muita adrenalina. Um livro digno de cabeceira para ser relido.

Sinopse:
Após o fim da América do Norte, em seu lugar foi fundada a nação chamada Panem, formada por 12 Distritos comandados pela Capital, sede do governo. A Capital, para mostrar poder sobre os Distritos, realiza anualmente os Jogos Vorazes que é televisionado para toda a Panem, em que uma garota e um garoto com idades entre 12 e 18 anos são sorteados para representar cada Distrito, somando um total de 24 participantes, os Jogos Vorazes tem uma regra simples: ganha o tributo, como são chamados os participantes, que sobreviver a esta disputa mortal.
Katniss Everdeen, 16 anos, ao ouvir o nome de sua irmãzinha Primrose, de apenas 12 anos, ser sorteado se voluntaria para participar dos Jogos Vorazes em seu lugar e poupar a irmã deste sofrimento. Ao lado de Peeta Mellark, os dois são obrigados a representar o Distrito 12 no 74º Jogos Vorazes e terão que usar de todas as habilidades que possuem para saírem vivos desta disputa.

Personagem favorito:
Posso dizer que é a Katniss, pelo simples fato de me identificar muito com ela.
Ela é forte, batalhadora, abandonou sua infância para cuidar da família, deixando assim de ser criança para se tornar uma caçadora. Não suporta ser desprezada e manipulada, porém se vê forçada a seguir um padrão para que possa sobreviver aos Jogos Vorazes.
Mas não posso deixar de falar do Peeta ele é um fofo, gentil, protetor, apaixonado, e tudo de bom e mais um pouco.
E de Rue que é fofa, carente, protetora, pequena e frágil.

Citações que me chamaram a atenção:
"They call it hot chocolete", says Peeta. "It's good."
I take a sip of the hot, sweet, creamu liquid and shudder runs through me. Even though the rest of the meal beckons, I ignore it untuil I've drained my cup. Then I stuff down every mouthful I can hold, which is a substantial amount, being carefoul to not overdo it on the richest stuff. One time, mu mother told me that O always eat like I'll nver see food again. And I said, "I won't unless I bring it home." That shut her up.
Fonte: páginas 55 e 56 versão em Inglês impresso em 2009.
Quando li isso meu coração ficou apertado, quantas vezes reclamados do que temos, do que não temos, sendo que existem pessoas no mundo que sequer tiveram a oportunidade de tomar um copo de chocolate quente na vida. É bom para reavaliarmos nossas prioridades e necessidades, e darmos mais valor para o que temos.
...I realize, for the first time, how very lonely I've been in the arena. How comforting the presence of another human being can be. I give in to my drowsiness, resolving that tomorrow the tables will turn. Tomorrow, it's the Carrer's who will have to watch their backs.
Fonte: página 209 versão em Inglês impresso em 2009.
Quantas vezes quando nos sentimos sozinhos não temos forças para lutar contra os nosso inimigos (depressão, ansiedade, insegurança) e basta termos alguém ao nosso lado para nos fazer companhia, para que tenhamos esperança e nos sintamos fortes para combater nos nossos inimigos e virarmos os caçadores. Simples coisas podem nos fazer virar o jogo.

Sobre a estrutura do livro:
A capa passa a informação da caçada, me lembrou algo nazista no primeiro momento (sei lá porque). O pássaro dourado segurando a flecha me passa a impressão de uma vítima que conseguiu driblar a morte. Já as letras me lembram vídeo game, como as letras que aparece quando é o fim do jogo - GAME OVER.
O livro é leve e de fácil manuseio. Gosto muito dos livros importados, pois eles são sempre de papel reciclado e amarelado, o que ajuda na leitura, não gosto de papel branco, pois ele reflete a luz e se tem uma luz forte atrapalha a leitura. E o papel reciclado é também bem fino o que deixa o livro leve e gostoso de ler, sem cansar os braços.
Os capítulos são bem divididos e não muito longos (detesto ter que parar a leitura no meio do capítulo) o livro é dividido em três partes o que facilita também a divisão da leitura.

Comentários:
Já no terceiro capítulo eu estava me desaguando em lágrimas. Um livro muito intenso e envolvente, te faz incorporar a personagem Katniss e sentir de forma muito profunda tudo o que ela passa.
É um livro que mexe com a estrutura do leitor, envolvendo de uma forma que fará analisarmos muitas coisas na vida.
Um livro envolvente do começo ao fim, porém o fim que te deixa com muita necessidade de ler a continuação (eu preciso urgente do Catching Fire, se ninguém me der vou comprar em Agosto)
Nem preciso dizer que SUPER recomendo.

10 comentários :

  1. Nossa, pela capa (qdo vejo nas livrarias) jamais imaginaria que era esse tipo de história.

    Sua resenha me deixou com vontade de ler...

    Ótima resenha!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Nossa Aline, eu tb não dava um centavo pelo livro, só li mesmo pq foi o livro escolhido para o Clube do Livro e para minha surpresa foi o melhor livro que li este ano.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. A trama parece envolvente. Sempre a vejo pontual em suas leituras. Parabéns mesmo! Bacana a ideia do clube do livro.

    Beijocas
    Vivi

    ResponderExcluir
  4. Ah vivi, pelo menos um livrinho eu tenho que me dedicar para o desafio né. Afinal não teria sentido me inscrever se não fosse para ser uma fiel participante rsss.

    Beijocas
    Vivi

    ResponderExcluir
  5. Báh nunca imaginei que esse livro fosse assim, agora fiquei com muita vontade de ler, coisa impressionante como o nome e a capa influenciam nossa percepção sobre a obra. Ótima resenha!
    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir
  6. Nossa Mi foi uma descoberta surpreendente este livro na minha vida, não esperava que fosse tão bom e estou aqui contando os dias para a chegada do meu box com a trilogia.

    Super recomendo.

    Beijocas
    Vivi

    ResponderExcluir
  7. Oi Vivi!
    Já li várias resenhas desse livro por aí, mas a sua me chamou bastante atenção. Adorei! Estou ainda mais curiosa para ler este livro.
    Achei muito interessante seus comentários sobre as citações escolhidas e sobre a estrutura do livro :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Amei a resenha e a escolha tbm, ele esta na minha lista, quero ler o mais breve possivel! XD

    ResponderExcluir
  9. Oi Vivi
    Muito legal sua resenha, vou anotar na minha lista!!! Beijos

    ResponderExcluir
  10. Kelly eu fiquei simplesmente surpresa ao terminar este livro, pq eu não dava nada pra ele e agora conto os dias para chegar minha coleção ahahaha. Leia que não vai se arrepender.

    Kézia, confesso que a escolha foi imposta ahaha por mim não teria lido este livro por vontade própria, mas não me arrependi em nada.

    Larissa pode colocar ai para comprar pq vale muito apena. Eu amei.

    Beijocas meninas e obrigada pelos comentários.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita, esta convidada(o) a retornar sempre que quiser.
Gosto muito de saber o que as pessoas acham de minhas resenhas e críticas então, por favor deixe seu comentário.
E pode ter certeza que seu comentário terá uma resposta minha, portanto fique ligada(o) ;-D.
Beijocas

INSTAGRAM @fls.com.vc

LEITORES

RECEBA POR EMAIL